
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quarta-feira (7), uma grande operação para desarticular uma rede criminosa especializada na receptação de ouro e joias. A ação, coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), cumpre 21 mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária em diversos municípios da Grande São Paulo, interior e capital.
As diligências acontecem em Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Campinas e na cidade de São Paulo. A investigação partiu da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas e teve apoio de outras unidades do Deic.
Com base em cruzamentos de inquéritos envolvendo roubos e furtos de materiais preciosos, os policiais chegaram a possíveis receptadores ligados a crimes patrimoniais de alto valor. A operação também apura suspeitas de lavagem de dinheiro associadas ao roubo de alianças na capital.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo participa da ação, fiscalizando a regularidade cadastral das empresas investigadas e analisando documentos fiscais. Avaliadores do setor de penhor da Caixa Econômica Federal também acompanham as buscas, ajudando na identificação técnica dos bens apreendidos.
A operação segue em andamento e novas atualizações poderão ser divulgadas.
Gustavo Alves Cervantes – Redação Aspomil
Com informações: Assessoria de Imprensa da SSP-SP
Foto: Divulgação / SSP-SP